Jantar com sócios, simpatizantes e amigos, marca o início das comemorações

Fundado em 20 de Outubro de 1922, o Sporting Clube de Pombal assinala, este sábado, 90 anos de vida, realizando, no dia 26, um jantar dirigido a sócios e adeptos, que marca o início das comemorações.

“Chegar aos 90 anos é um marco de relevância, principalmente num período em que a palavra mais próxima de grande parte dos clubes desportivos, e que se verifica na teoria e na prática, é ‘dificuldade’, refere uma nota oriunda da direcção do clube, segundo a qual também “o dia 20 de Outubro de 1922 e os tempos que se seguiram, terão sido de dificuldade e de muita incerteza. Mas hoje, será uma tarefa impossível conseguir contabilizar todos aqueles que, ao longo destas nove décadas, tiveram contacto directo ou indirecto com aquele que é o ‘clube da nossa terra’. Sem desprimor das restantes associações desportivas do concelho, como é evidente, pois fazemos parte de um todo, no objectivo claro de fomentar a prática desportiva e levar o nome de Pombal aos lugares cimeiros das competições em que nos envolvemos”.

Verifica-se, contudo, refere a nota, que “o discurso actual traduz a necessidade de aproximação do clube aos pombalenses. Diremos melhor, reaproximação. Porque o clube é, sempre foi, e sempre será, dos homens e mulheres que queiram fazer parte desta família”. Este conceito de família “não é escolhido ao acaso, e está mais presente do que por vezes imaginamos. Só conseguimos perceber esta realidade quando olhamos para o que já passou. É na história, nas fotografias, nos olhares de ternura e emoção, nas palavras carinhosas, que conseguimos identificar as ligações que permanecem”.

Há muitos pombalenses (e não só) que nutrem uma paixão pelo Sporting Clube de Pombal. E é, por isso, “que não podemos deixar passar esta oportunidade de, juntos, provarmos que estes 90 anos não foram em vão”, sendo este “o momento ideal para mostrar que o Sporting Clube de Pombal, não só está vivo, como pretende ser parte activa na sociedade pombalense, ligando-se com demais associações e entidades, com vista a uma intervenção que não se cinja à prática desportiva e formação na modalidade de Futebol”.

O jantar comemorativo do 90º aniversário do emblema pombalense vai ser servido num restaurante local, podendo os interessados registar as suas inscrições ma sede (no Largo de S. Sebastião), no Estádio Municipal, no Campo Dr. Armindo Carolino (Flandes) ou, ainda, via facebook e em www.sportingclubepombal.com
 
 
 Imagem
Sousa, autor do primeiro golo do Sp. Pombal
O Sporting Clube de Pombal, venceu ontem por 2-0 na deslocação ao líder da III Divisão Serie D, o Vitória de Sernache, que contava por vitórias todos os jogos disputados.
Num jogo que apresentava um grau elevado de dificuldade, o Sporting Clube Pombal, mostrou que estudou bem o adversário e realizou uma exibição em que a concentração foi o factor determinante, permitindo poucas oportunidades claras de golo ao adversário.
O inicio do jogo foi marcado pelo equilíbrio com ambas as equipas a estudarem-se e a atacarem apenas pela certa.
A primeira oportunidade do jogo pertenceu ao Sp. Pombal, aos  15 minutos, com Pedro Emanuel a rematar ao lado da baliza num lance de bola parada em que apareceu sozinho no segundo poste.
Aos 20 minutos, nova oportunidade para o Sporting Pombal com Rica a rematar já dentro da área, permitindo a defesa do Guarda Redes Pepe. Passados dois minutos é a vez de Jocy do Sporting Pombal a  estar perto do golo, quando surge na cara do guarda redes mas não consegue fazer melhor do que rematar ao lado da baliza.
Aos 35 minutos surge o primeiro golo da partida. Na conversão de um livre, Miguel Xavier cruza e surge Sousa de rompante com um cabeceamento violento que faz ainda a bola embater na trave e a ressaltar para dentro da baliza.
Aos 38 minutos o Sernache cria uma oportunidade clara de golo quando Santolini surge na cara de Ângelo, mas permite a este uma excelente intervenção.
Aos 45 minutos surge o segundo golo do encontro, quando na sequência de um canto, Miguel Xavier coloca a bola no segundo poste, onde surge Pedro Emanuel solto e faz o segundo golo da partida, o seu quarto neste campeonato.
A segunda parte do encontro foi marcada pelo nervosismo das equipas, com diversos lances de entradas mais duras, que ditaram quatro expulsões e também de um excesso de rigor por parte do arbitro.
Assim, a segunda parte começa logo com uma expulsão, quando aos 51 minutos, Sousa trava um avançado do Sernache que se isolava para a baliza, e aos 65 minutos foi a vez do Sernache ficar reduzido também a dez com a expulsão do defesa Hugo, castigando uma entrada mais dura sobre Cepeda.
Aos 70 minutos, nova expulsão e novamente para o Sernache, quando o defesa Wilson faz falta sobre Rica.
 Até ao final do jogo e apesar de jogar com mais uma unidade o Sporting Pombal não conseguiu ter muita posse de bola e quando a tinha entregava-a de forma fácil ao adversário.
Por sua vez o Sernache não criou muitas oportunidades de golo, destacando-se apenas uma excelente intervenção de Ângelo num remate cruzado que levava selo de golo.
Já ao cair do pano, aos 90 minutos, Pedro Emanuel é expulso num lance de disputa de bola com um defesa, em que o arbitro foi rigoroso demais na abordagem do lance.
Com esta vitória o Sporting Clube de Pombal ganhou três pontos ao Sernache e dois ao Sourense que nesta jornada empatou 2-2- na recepção ao Mortágua.
Concluída a 5ª Jornada, o Sporting Clube de Pombal ocupa a quarta posição a 3 pontos do líder, o Sourense.
Neste fim de semana, não haverá Campeonato devido à Taça de Portugal. O regresso ao Campeonato está marcado para o próximo dia 28 de Outubro com o Pombal a receber a equipa do Alcanenense.Para essa partida são muitas as baixas para o Sporting Pombal. Lagoa e André Costa por lesão e Sousa e Pedro Emanuel por castigo, são cartas fora do baralho para o Treinador Nuno Pereira.

 
 
O Sporting Clube de Pombal regressou hoje às vitórias para o Campeonato após derrotar o Marinhense por 3-2.
Um jogo que começou com ritmo lento em que a primeira oportunidade de golo surgiu apenas aos 21 minutos num remate de João Pinto que saiu rente ao poste. Logo de seguida e na sequência de um livre o Marinhense criou a única oportunidade da primeira parte após um cabeceamento de Índio que saiu perto da barra da baliza defendida por Angelo.Aos 24 minutos Pombal volta a estar perto do golo quando André Costa surge dentro da área permitindo ao Guarda Redes Pedro Duarte uma óptima intervenção. Ate ao intervalo o Sporting Pombal podia ter chegado ao golo por diversas vezes através de remates de Pedro Emanuel e por João Pinto que aos 30 minutos surge na cara do Guarda Redes do Marinhense e após contornar o mesmo falha com a baliza aberta.
Na segunda parte o Sporting Pombal entrou melhor na partida e aos 50 minutos esta perto do golo através de um cabeceamento de Jocy e aos 57 minutos chega ao golo através de Rica que aparece na cara de Pedro Duarte após um excelente passe de Pedro Emanuel.
Aos 62 minutos o Pombal chega ao segundo golo através da conversão de uma grande penalidade convertida por Pedro Emanuel e logo no minuto seguinte o mesmo jogador chega ao terceiro golo do Pombal após um remate fora da área que sofre um desvio e trai o guarda redes do Marinhense.
Ate ao final do encontro o Sporting Pombal podia ter ampliado a vantagem e por mais de uma vez, mas o egoísmo e a ansiedade quer de Jocy, que de Jardel inpediu a equipa de chegar a uma goleada.
Aos 90 minutos o Marinhense chega ao 3-1 por Ricardo Fernandes e aos 93 minutos numa sequência de um livre directo , Ricardo Fernandes bisa no encontro e encerra as contas do marcador.
Vitoria justa do Pombal pecando apenas por escasso nos números ja que o 3-2 que se verificou no marcador não espelha as oportunidades de golo criadas por ambas as equipas e o próprio domínio do jogo.
Na próxima jornada o Sporting Clube de Pombal desloca-se ao terreno do lider do Campeonato, o Vitoria de Sernache que bateu nesta ronda o Torres Novas por 4-1 e segue isolado no campeonato somando por vitorias os encontros disputados.